Publicado por: sgbemigueltorga | Junho 14, 2012

maio 2012 – Palestra com Francisco Mendes e Jorge Pina

Palestra com Francisco Mendes e Jorge Pina

Na passada segunda feira, dia 28 de Maio, a EB1.2.3. Poeta Silva Gaio – Coimbra, escola inclusiva que alberga uma unidade de multideficiência; as unidades de ensino estruturado; a escola de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão e escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, dinamizou, através dos docentes de Educação Física, uma palestra com o atleta invisual paraolímpico, Jorge Pina. O atleta fez-se acompanhar do seu amigo Jorge Mendes.

Estiveram presentes os alunos surdos do 2º e 3º CEB, os alunos cegos e com baixa visão do 1º CEB e de CEF e os alunos da unidade de multideficiência bem como outros alunos sem qualquer problemática da turma do 6º A, os quais interagiram entusiasticamente com o atleta, colocando-lhe diversas questões.

A palestra foi traduzida integralmente pelas Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Todos os alunos puderam participar em modalidades desportivas adaptadas, nomeadamente, Boccia, Goalball e Corrida com guia, vivenciando a possibilidade da prática desportiva adaptada independentemente das limitações físicas, sensoriais ou intelectuais.

O aluno Fábio Marques, do 9º1, surdo profundo, sem oralidade, praticante de atletismo no âmbito do Desporto Escolar, correu com Jorge Pina, auxiliando-o como seu guia, vivendo experiências únicas e sentindo as verdadeiras vitórias mas também as dificuldades, compensadas no final com o esforço reconhecido.

O atleta representou a  Associação Mensagens Positivas com o propósito de fazer chegar ao público histórias de vida inspiradoras que possibilitem o desenvolvimento harmonioso de qualquer ser humano independentemente do seu perfil de funcionalidade.

Deste modo, Jorge Pina transmitiu aos alunos com NEE presentes a confiança necessária para acreditarem neles próprios e lutarem por objetivos de vida, contornando as adversidades, transformando-as em vitórias a alcançar, realçando desse modo a tríade de orientação da Associação: paz, harmonia e inclusão.

Os alunos evidenciaram enorme interesse, solicitando autógrafos no final a Jorge Pina e a Francisco Mendes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: